Como Escolher Um ETF Para Investir?

É mais que sabido que um ETF permite duas coisas essenciais: diversificar o investimento e ocupar pouco tempo. Os ETFs que replicam o S&P 500, são provavelmente os mais escolhidos para investir. Permitem investir em mais de 500 empresas, não precisas de perder muito tempo para o acompanhar e têm uma rentabilidade a longo prazo muito favorável. Mas, como e porque é que se determina que o S&P 500 é melhor que outro índice qualquer?

O que identificar num ETF?

Para te ajudar a compreender quais são os melhores ETFs, é necessário saber primeiro para o que olhar. Para isso, iremos recorrer ao justETF, um site que reúne a informação de mais de mil ETFs e que os permite analisar e comparar.

Acede a https://www.justetf.com/en/how-to/ e nessa página terás várias secções a catalogar os ETFs. Tens por índice, setor de atividade, região, tema, etc. Como exemplo, vou te mostrar os ETFs disponíveis no índice S&P 500, no índice DAX (Alemanha) e no setor Information Technology.

A minha estratégia passa por encontrar os melhores ETFs de cada tipologia e depois compará-los. Por exemplo, no DAX, temos uma lista de 10 ETFs que fazem a mesma coisa. O que procuro é:

  • o que tem mais fundos
  • menor TER (rácio de despesa)
  • com pelo menos 3 anos de atividade
  • que seja acumulativo (diferença entre acumulativo e distributivo é que o primeiro mantém os dividendos e o segundo paga-tos e isso implica pagar impostos sobre o dividendo e apenas poder investir o valor líquido)

Com estas características, o ETF DAX escolhido é o da Xtrackers, com ISIN LU0274211480. O ISIN é o número único do ativo, enquanto que o ticker poderá variar entre bolsas.

Ao fazer o mesmo para o S&P 500 e para o setor Information Technology, temos respetivamente os ETFs:

  • Invesco S&P 500 ISIN IE00B3YCGJ38
  • Xtrackers MSCI World Information Technology ISIN IE00BM67HT60

Como escolher um ETF?

Para comparar vários ETFs de diferentes tipologias, a minha estratégia é escolher o que tem melhor rentabilidade média anual a longo prazo (pelo menos 5 anos, idealmente 8). Se o ETF que estiveres a analisar não existir há tanto tempo, analisa o índice que está a replicar.

Vai ao site pt.investing.com para teres acesso ao histórico de cada ativo. Pesquisa pelo ISIN e escolhe a bolsa que irás utilizar na plataforma de investimento. Atenção, escolhe sempre uma bolsa em euros para não pagares taxas de câmbio.

Por exemplo, para o Invesco S&P 500 pesquisei os últimos 8 anos. O preço de fecho a 10/07/2015 foi de 313,45 e o último a fechar, a 10/07/2023, foi de 775,79. Para calcular a taxa de rentabilidade média anual, utilizo a seguinte fórmula:

Tx RMA = ((valor final / valor inicial) ^ (1 / nº anos) - 1) * 100

Para os três ativos que estamos a analisar temos:

  • Invesco S&P 500 - 11,99%
  • Xtrackers DAX - 3,65%
  • Xtrackers MSCI World Information Technology - 21,15%

Como para o Xtrackers MSCI WIT apenas há informação desde 2016, o calculo está feito para 7 anos e 3 meses (7,25 anos). Para completar, verifiquei os últimos 11 anos do índice MSCI World IT e temos uma rentabilidade média anual de 17,18%, o que é impressionante.

A juntar a esta análise podes verificar em maior detalhe quais são as empresas envolvidas, o que aconteceu nos últimos anos, quais são as principais ameaças a cada um destes índices. São questões que podes verificar no Chatbot.

Onde investir?

Com esta análise, pretendo avançar para o investimento de pelo menos o Invesco S&P 500. Mas, não tenho 700€ para adquirir uma posição, apenas 500€. Felizmente, utilizo o Trading 212, pelo que posso investir em frações de unidades.

Mantém a carteira cheia!

SOCIAL

SOBRE

Este é o blog da Carteira Cheia. Aqui encontrarás artigos sobre finanças pessoais, investimentos e outras dicas.

© Carteira Cheia |