Ter um ou mais créditos faz parte da vida de quase todos nós. Seja para comprar casa, um carro ou para pagar os estudos, os créditos dão-nos acesso a dinheiro de uma forma muito mais rápida. Mas, com essa rapidez vêm também as responsabilidades. Por isso, é crucial saber gerir o melhor possível os créditos obtidos, para não se destruir as finanças pessoais. Segue estes 9 passos para que possas gerir os teus créditos da melhor forma.
1. Avalia o teu crédito
O primeiro passo para uma gestão de crédito eficiente é saber com exatidão como estás neste momento. Lista todos os créditos, com os valores em falta, os juros e o valor da mensalidade. Isto dar-te-á uma visão geral que te permitirá priorizar qual dos créditos atacar primeiro.
2. Cria um orçamento
Um orçamento bem estruturado é o teu melhor amigo quando se gere créditos. Utiliza uma parte dos teus rendimentos apenas para o pagamento dos créditos. Corta despesas desnecessárias e redireciona esses fundos para pagar os créditos mais rápido.
3. Prioriza créditos com juro alto
Começa por atacar os créditos que têm o juro mais alto, por exemplo o cartão de crédito. Ao pagar primeiro esses créditos, consegues poupar um valor significativo em juros ao longo do tempo.
4. Considera a consolidação de créditos
Se tens vários créditos com juros altos, explora a opção de consolidar os créditos. Podes conseguir trocar vários créditos por um com menor taxa de juro. Atenção aos custos de abertura de crédito, que podem inviabilizar esta opção. Fala com um intermediário de crédito.
5. Negoceia as taxas de juro
Se estás com muitas dificuldades em pagar os teus créditos, contacta as instituições e negoceia uma baixa dos juros aplicados. Muitas instituições preferem esta negociação invés das pessoas ficarem em incumprimento.
6. Cria um fundo de emergência
Enquanto tens o foco nos créditos, não te esqueças de criar o teu fundo de emergência. Ter alguns fundos de parte permite evitar ter mais dívidas caso apareçam despesas imprevistas.
7. Método bola de neve vs. avalanche
O método bola de neve envolve o pagamento dos créditos mais pequenos primeiro para teres vitórias rápidas. Com a folga que obténs, pagas mais dos restantes créditos. O método avalanche é pagares os créditos com maior taxa de juro, para teres poupanças relevantes no longo prazo.
8. Monitoriza o teu progresso
Regularmente deves fazer o registo do progresso dos teus créditos e acompanhar a redução das dívidas. Celebra as pequenas vitórias ao longo do tempo para manteres a motivação.
9. Mantém a disciplina
A gestão de créditos requere disciplina e paciência. Mantém-te comprometido com o teu orçamento e com os pagamentos dos créditos. Lembra-te que a liberdade financeira é o principal objetivo.
SOCIAL
SOBRE
Este é o blog da Carteira Cheia. Aqui encontrarás artigos sobre finanças pessoais, investimentos e outras dicas.
© Carteira Cheia |